Aprovamos 4 leis de apoio ao trabalho e à cidadania

13 de julho de 2016

Conseguimos derrubar, na Alerj, os vetos do governador a quatro projetos de leis de minha autoria ou em coautoria. Agora, temos quatro novas leis de apoio ao trabalho e à cidadania!! A lei que permite o pagamento extrajudicial a vítimas ou familiares de danos provocados pelo Estado, sem que precisem esperar, anos a fios, pelo julgamento de ação indenizatória por conta de erros já reconhecidos pelo Poder Público. A lei que cria o Fundo de Economia Solidária, importante para financiar projetos de baixo custo e de criação de empregos, como os ligados a catadores de resíduos e à agricultura familiar. A lei que regulamenta os princípios de gestão democrática nas escolas públicas, consagrando leis, como a minha, que estabeleceu eleições de diretores. A lei que permite tratamento diferenciado para entidades com reconhecido trabalho social, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), viabilizando, assim, a sua continuidade, mesmo nestes tempos de crise.

 

Autoriza o Poder Executivo a proceder à reparação extrajudicial à pessoa que tenha sofrido dano físico ou psicológico causado por servidor público do Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências.

  • Projeto de lei nº 476-A/2015

  • Autor(es): Deputados Carlos Minc, Dr. Sadinoel, Dr. Julianelli, Flávio Serafini, Jorge Felippe Neto, Martha Rocha e Waldeck Carneiro

 

Autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Estadual de Fomento à Economia Popular Solidária.

 

Regulamenta no âmbito do sistema estadual de ensino, o princípio da gestão democrática do ensino público estabelecido pelo artigo 206, inciso VI da Constituição Federal e pelo artigo 307, inciso VI da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

  • Projeto de lei nº 1640/2015

  • Autor(es): Deputados Tia Ju, Tania Rodrigues, Ana Paula Rechuan, Márcio Pacheco, Chiquinho da Mangueira, Carlos Minc, Tio Carlos, Tiago Mohamed e Martha Rocha

 

Fica o Poder Executivo autorizado a criar o regime de excepcionalidade nos contratos que contemplam instituições que atendam crianças e adolescentes no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Assine nosso Boletim

+55 (21) 2588-1227

ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Prédio anexo - Gabinete 402

Rua Dom Manuel, S/N - Centro
CEP: 20.010-090

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube