Lei estimula uso de bicicleta como transporte nos municípios fluminenses

19 de novembro de 2015

Governador sanciona moderna legislação, de autoria de Minc, que prevê instalação de ciclovias interligadas a estações de trens, metrô e barcas

Foi sancionada hoje (17/11), pelo governador Luiz Fernando Pezão, moderna legislação que cria o Sistema Cicloviário no Estado do Rio de Janeiro. Com a lei nº 7105/2015, de autoria do deputado Carlos Minc, o Poder Executivo estimulará uma rede viária para o transporte por bicicletas – formada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para bicicletários.

Haverá ainda vários incentivos para a construção e expansão das ciclovias nos municípios fluminenses. Os projetos de construção de praças e parques com áreas superiores a 4 mil m2, por exemplo, deverão incluir tratamento cicloviário nos acessos e no entorno próximo, assim como estacionamentos para bicicletas.

“Mudou o conceito: a bicicleta deixa de ser vista apenas como lazer, passando a ser usada como transporte, que não emite poluentes e ajuda na saúde da população. A lei pretende conectar ciclovias, garantir o transporte nos trens, metrô e barcas, além de prever a criação de bicicletários nas estações, dentro do conceito de integração”, diz Minc.

Com a lei, o conceito de integração com o transporte público passa ser básico. Assim, por exemplo, ao invés de um ciclista seguir por um longo corredor de transporte para ir trabalhar, ele vai pedalar de sua casa até a estação mais próxima de trem, metrô ou barcas – indo então para o seu local de trabalho.

“Atualmente, todo mundo fala em ciclovia, tá na moda. Mas em 1987, no nosso primeiro mandato, quando começamos essa luta pela implantação de ciclovias no Rio, muitos achavam que era uma loucura. Hoje, o Rio é a cidade brasileira com a maior malha cicloviária do país. Agora, com a aprovação da lei, as ciclovias serão incentivadas em todas as cidades fluminenses”, afirma Minc.

Assine nosso Boletim

+55 (21) 2588-1227

ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Prédio anexo - Gabinete 402

Rua Dom Manuel, S/N - Centro
CEP: 20.010-090

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube