Comissão do Cumpra-se da Alerj realiza atendimento dentário gratuito no Largo da Carioca

Objetivo foi divulgar a lei que garante atendimento odontológico gratuito à população

Mais de 70 pessoas passaram na manhã desta terça-feira (03/09) pela tenda montada no Largo da Carioca, no Centro do Rio, numa iniciativa da Comissão de Representação para o Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), conhecida como Cumpra-se. A ação contou com a participação de três dentistas que examinaram a saúde bucal das pessoas de forma gratuita. O objetivo foi alertar a população sobre a Lei 8.206/18, que garante ações de atendimento odontológico sem qualquer custo para os cidadãos. Cada pessoa que passou pela revisão clínica ganhou escova e pasta de dente.

O balanço feito sobre os atendimentos pelos dentistas não foi positivo. Segundo o presidente da comissão, deputado Carlos Minc (PSB), a média foi de nove dentes faltantes e duas cáries e meia por pessoa atendida. "Essa ação serviu para mostrar o quanto a população mais carente é afetada pela falta do serviço que deveria ser acessível a todos", disse o parlamentar.

Hoje, estamos aqui para mostrar a população que essa lei determina, inclusive, educação para a saúde bucal nas escolas, além da ampliação do atendimento. "O que observamos aqui hoje é que somos uma sociedade de banguelas, por isso é importante fazer com que a lei seja cumprida, garantindo ainda a fluoretação da água. As pessoas não conhecem a lei e é preciso divulgar para que, principalmente, a população mais carente conheça os seus direitos", defendeu Minc.

Esse foi o caso do vendedor de doces Marcelo Nascimento, de 45 anos. Fazia mais de 10 anos que Marcelo não ia ao dentista. Não hesitou quando viu a tenda da comissão e parou para o atendimento. "Dentista é sempre um serviço muito caro, e eu não tenho condições de pagar. Descobri que tenho que tratar cáries e fazer implantes, mas descobri também que posso ter esses atendimentos gratuitos', comemorou Marcelo.

Já a cabeleireira Clarice Manzanza saiu satisfeita ao saber que sua saúde bucal estava em dia. "Faz nove anos que não vou à um consultório dentário, mas sempre me preocupo com a escovação. Fiquei feliz em saber que estou no caminho certo", disse.

O dentista Walace Renan Palhares ressaltou a importância dessas ações para a população. "Aqui, podemos orientar as pessoas quanto à correta escovação, assim como a alimentação e visitas ao dentista que além de manter a saúde bucal de qualidade também auxilia a prevenir outras doenças", observou.

 

Conheça os locais de atendimento odontológico gratuito à população:

 

- PARN( Policlínica Antônio Ribeiro Netto)

Rua Treze de Maio, 23/13 - Centro

Segunda à sexta, de 8h às 17h

 

- CMS José Messias do Carmo

Rua Waldemar Dutra, 55 - Santo Cristo

Sábado, de 8h às 10h

 

- CSE São Francisco de Assis

Rua Afonso Cavalcanti, 20 - Cidade Nova

Segunda à sexta, de 7h às 17h

 

- Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello

Avenida 31 de Março, S/N - Catumbi

Segunda à sexta, de 7h às 17h

 

- CMS Oswaldo Cruz

Rua Henrique Valadares, 151 - Centro

Segunda à sexta, de 8h às 17h

 

- CSE Lapa

Rua do Riachuelo, 43- Centro

Segunda à sexta, de 8h às 17h


- Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campus Valonguinho

Rua Mário santos Braga, 28 Niterói

Segunda à sexta, de 8h às 16h

 

- Prefeitura do Rio / Carioca Rindo à Toa
Encontre uma unidade em seu bairro: subpav.org/ondeseratendido/

Assine nosso Boletim

+55 (21) 2588-1227

ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Prédio anexo - Gabinete 402

Rua Dom Manuel, S/N - Centro
CEP: 20.010-090

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube